domingo, 29 de março de 2015

Aplicação de Diagnóstico.


Nos dias 25 e 26/03/15, aplicamos o diagnóstico de leitura e escrita nos alunos da sala da professora Lúcia na escola Vilma Brito, com o objetivo de avaliar em que nível de leitura e escrita está esses alunos. Nesse momento observei que a maioria dos alunos tem muitas dificuldades para ler e escrever, são poucos os alunos que sabem ler e escreve, existe uma aluna que nem ler e nem escreve, estes alunos vão do nível pré-silábico ao alfabético, o que nos levará a ter que desenvolver atividades de intervenção diferenciadas para cada grupo de alunos. 
Observei ainda que é uma turma numerosa, não souberam interpretar os textos que leram, espero que com todas essas dificuldades encontradas, possamos desenvolver um trabalho significativo no processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Assim acabei percebendo que quando Mendonças (2007: p.94) em sua obra citam (Cagliari, 1999: 82) que diz “A alfabetização gira em torno de três aspectos importantes da linguagem: a fala, a escrita e a leitura...”, nada mais é que, o aluno só aprende quando consegue ler e interpretar o que está lendo, para em seguida transformar em escrita, desenvolvendo assim sua capacidade crítica e participativa.
Todo esse trabalho de planejar e aplicar o diagnóstico estão sendo muito importantes para minha formação acadêmica, está inserida no chão da escola, vivenciando a prática com intervenções na alfabetização e no ensino-aprendizagem dos alunos é uma maneira de afirmar a minha escolha como pedagoga. 

4 comentários:

  1. Parabéns Maria, você enquanto aplica as atividades do diagnóstico já demonstra seu conhecimento prévio e reflete sobre ele, já demonstra responsabilidade e compromisso e eu fico muito feliz com isso; aliás, depois desse contato com a turma, quais são suas expectativas?

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    1. Lúcia é muito bom esse seu comentário. Este contato com os alunos mim faz ter mais certeza de que estou no caminho certo, poder contribuiu com a aprendizagem dessas crianças é muito importante. Assim como ter a oportunidade de observar a prática de profissional como você.

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  2. Olá Maria!!
    Como essas dificuldades estão sendo importante para sua formação? Essa atividade foi importante? Por quê?

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    1. Oi Monik, muito boa suas perguntas.
      As dificuldades são muitas e a cada dia que passa observando e exercendo a prática na escola através do PIBID, percebo que necessito estudar muito e muito mais, para que eu possa sair da graduação com a certeza de que eu posso fazer a diferença. Aplicar as atividades mim faz conhecer um pouco da realidade do alunos nas discussões e refletir sobre a diferença entre teoria e prática.

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