Eu e minha colega Camila
planejamos as atividades de acordo com leituras de textos feitas e discutidas com
a coordenadora e os colegas, os quais geram muitas discussões, por percebermos
que a teorias é muito diferente da prática, mas, sem essas teorias não seriam
possível termos diagnosticado os níveis de leitura e escrita dessas crianças, essas
teorias também nos dá base para chegarmos à escola exercendo a nossa docência mesmo
estando em processo de formação. O PIBID nos insere no chão da escola, abrindo
caminhos para nos tornarmos autônomos.
Quando do planejamento priorizaram a escrita no
desenvolvimento de atividades para os alunos, por percebermos que são alunos do
4º
ano que não tem domínio na leitura e na escrita, sem contar que uma parte deles
não lê. No nosso exercício em sala de aula, nos deparamos com uma turma numerosa
e agitada, mas que participaram das discussões sobre o gênero que trabalhamos
com alguns poucos questionamentos, mas, o que mim chamou mais atenção é que
eles não fazem reflexão do que estão respondendo, estão muito preocupados em terminar
logo, principalmente nas atividades. Por está ainda em meu processo de formação,
espero sempre que os alunos se entusiasmem com as atividades que elaboramos de
forma significativa com tanto trabalho e carinho, esperando que as aulas sejam um
momento enriquecedor para essas crianças.
Percebi que a minha intervenção pedagógica na escola não
contribuirá somente na aprendizagem dos alunos, mas, principalmente na minha
formação, pois está contribuindo na minha autonomia profissional, essa prática
mim tornará mais preparada para desenvolver e apresentar as próximas aulas para
os alunos, melhorando meu entendimento quanto às discussões no curso de pedagogia,
o qual não mim proporciona adentrar na escola com tanta autonomia e tempo para
reflexão do que foi bom e do que foi ruim, com oportunidade de voltar para
tentar fazer melhor, ou seja, ressignificar a minha prática, fazer de novo.
Outro ponto que destaco desse programa PIBID, é que o mesmo
nos insere no chão da escola, e isso significa está à frente dos alunos uma
turma numerosa, desenvolvendo uma atividade que para mim é significativa,
esperando que a turma absorva um pouco do conhecimento e vejam significado, em
fim, não é fácil, falar em público, independente de serem crianças ou adultos é
sempre tenso, fico nervosa, frio na barriga, etc., o programa nos proporciona
esse exercício, que contribui e muito para minha caminhada formativa e autônoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário