segunda-feira, 16 de março de 2015

Memórias do Ensino Fundamental e Médio.


Da 6ª a 8ª série estudei em Feira de Santana-Ba., nesse período o acesso às escolas eram bem mais fácil pelo local, estudava a noite e trabalhava como babá durante o dia, assim como nos anos anteriores as aulas sempre giravam em tono do professor, como diz Becker (1993), na concepção epistemológica, o professor fala e o aluno escuta; o professor dita e o aluno copia; o professor decide o que fazer e o aluno executa; o professor ensina e o aluno aprende. No seu imaginário, ele, somente ele, pode produzir algum novo conhecimento no aluno. O aluno aprende se, e somente se, o professor ensina. Do 1º ao 3º  ano do 2º grau cursei no programa de aceleração do governo também em Feira de Santana, nesse período trabalhei em um escritório de engenharia por m ano, e após em um escritório de advocacia, onde fiquei por 7 anos, assim como nos anos anteriores aprendi no processo de aprendizagem memoristico, que segundo Ausubel o conhecimento é adquirido de maneira significativa é lembrado por mais tempo; segundo aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos, e se a informação for esquecida, facilita uma nova aprendizagem, ou seja, reaprendizagem. E para que tudo isso tenha êxito, é necessário que haja reforma na educação, tanto no sistema educativo, na oferta de conteúdos metodológicos de aprendizagem, nos currículos e também de uma ótica substancial que abranja o saber, o saber fazer, o aprender e o aprender a aprender, e para isso é necessário que incorpore um conjunto de legalidades processuais.
Hoje com a pedagogia moderna as escolas são completamente diferentes, a começar pela quantidade de professores, a metodologia de ensino, a liberdade de comunicação, segundo Faraco (2012), Cabe ao professor crias nova situações, utilizar diferentes estratégias para que os alunos possam superar progressivamente essas dificuldades. Vale reforçar, que o ensino sistemático da grafia é apenas parte do processo mais amplo de domínio da linguagem escrita. Hoje as informações e a tecnologia que os professores e os alunos têm à disposição ajudam nesta transformação da pedagogia moderna, a única coisa que ainda é igual é que em algumas partes do país ainda existe, é crianças fora da escola, escolas em condições precárias, que segundo Pablo Gentilli é a “inclusão excludente”, a criança está na escola, mas a escola não oferece condições físicas ou materiais. O ensino hoje tem uma metodologia que abrange todas as áreas desde o início da alfabetização até a graduação etc., as crianças estão mais curiosas principalmente com tanta tecnologia à sua disposição, e se os professores não se atualizares seus métodos ficarão defasados.    


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