No dia 13 de março de 2014, aconteceu a
primeira reunião do PIBID, teve início às 17hs., na Escola Vilma
Brito Sarmento, no bairro Brasil Novo, onde estava a Professora e
Coordenadora do projeto Socorro A. Cabral Pereira, juntamente com
suas Supervisoras: Carmerina de Brito Gonçalves, Maria Lúcia Santos
Silva e Locelice Souza Santos.
No primeiro momento a Professora Socorro propôs uma dinâmica nos dando uma folha de papel ofício e sugeriu que nós a balançasse, em seguida pediu que descrevêssemos o que ouvimos e sentimos, depois sugeriu que amassássemos a folha e depois desamassássemos e balançasse, mas a mesma não fazia mais barulhos, em seguida viramos a folha em formatos de uma pétala, assim fomos a frente colamos a pétala no quadro formando uma flor e nos apresentamos.
No primeiro momento a Professora Socorro propôs uma dinâmica nos dando uma folha de papel ofício e sugeriu que nós a balançasse, em seguida pediu que descrevêssemos o que ouvimos e sentimos, depois sugeriu que amassássemos a folha e depois desamassássemos e balançasse, mas a mesma não fazia mais barulhos, em seguida viramos a folha em formatos de uma pétala, assim fomos a frente colamos a pétala no quadro formando uma flor e nos apresentamos.
No segundo momento a Professora Socorro nos
apresentou projeto PIBID – Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
projeto de pesquisa e extensão, explicando seu passo a passo e como
ele seria desenvolvido, o que o grupo teria de fazer, como pesquisar,
observar, participar das reuniões, apresentar e publicar.
Por fim, a Professora Socorro se colocou à
disposição dos bolsistas para falarem e/ou tirarem duvidas, a
diretora da Escola nos deu as boas vindas e também se colocou à
disposição, assim terminou a reunião.
Hoje estou muito ansiosa por está
fazendo parte do PIBID, pois é um programa que não conheço de
perto, não sei como funciona, já houve a primeira reunião de
apresentação, mas ainda continuo com um frio na barriga por fazer
parte do novo, essa experiência será muito importante para
minha formação, espero desenvolver um bom trabalho juntamente
com os colegas que também faz parte do PIBID, as professoras do
Colégio Vilma Brito, e a Professora Coordenador Socorro Cabral.
Após o primeiro encontro destinado às
apresentações, começamos então as atividades, e a primeira delas
foi começar esse diário, o qual teria continuidade ao logo de minha
permanência aqui no programa PIBID. Os encontros para leitura e
discursão dos textos, tomada de decisões e construção de projeto
e planos de aula no PIBID, sempre acontecem na UESB.
No primeiro semestre de 2014 houve leitura e
discursão de vários textos e de autores diferentes sobre a
organização do espaço físico, formação de professores, sobre
pesquisa etnográfica etc., após estarmos de posse desses
conhecimentos, realizamos atividades como: resenhas, mapas
conceituais, discursões no fórum do ambiente moodle, observações
na escola Vilma Brito como um todo, entrevistas com professoras,
coordenadora pedagógica e diretora, construímos relato a partir
dessas entrevistas, também observamos os ethnométodos e a gestão
das professoras na sala de aula, construção e aplicação de
diagnostico de leitura e escrita.
De posse de todo esse material e conhecimento construímos um relatório para a CAPES, sobre esse nosso percurso dentro e do programa PIBID, e a forma como ele está contribuído para nossa formação académica. Em relação à contribuição académica eu posso destacar a importância das leituras e discursões que foi de fundamental importância no meu curso de pedagogia, sem falar a importância de estar inserida na escola mesmo observando a prática dos professores e a rotina da escola, esse é um aprendizado que no curso só acontecerá no final, e o PIBID está proporcionando, posso afirmar que estou absorvendo tudo, pois tanto as coisas que acho boas e as que ainda não compreendo por não está inserida no dia a dia da instituição, é importante para minha formação e meu crescimento profissional.
De posse de todo esse material e conhecimento construímos um relatório para a CAPES, sobre esse nosso percurso dentro e do programa PIBID, e a forma como ele está contribuído para nossa formação académica. Em relação à contribuição académica eu posso destacar a importância das leituras e discursões que foi de fundamental importância no meu curso de pedagogia, sem falar a importância de estar inserida na escola mesmo observando a prática dos professores e a rotina da escola, esse é um aprendizado que no curso só acontecerá no final, e o PIBID está proporcionando, posso afirmar que estou absorvendo tudo, pois tanto as coisas que acho boas e as que ainda não compreendo por não está inserida no dia a dia da instituição, é importante para minha formação e meu crescimento profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário