Nos dias 25 e 26/03/15,
aplicamos o diagnóstico de leitura e escrita nos alunos da sala da professora
Lúcia na escola Vilma Brito, com o objetivo de avaliar em que nível de leitura
e escrita está esses alunos. Nesse momento observei que a maioria dos alunos
tem muitas dificuldades para ler e escrever, são poucos os alunos que sabem ler
e escreve, existe uma aluna que nem ler e nem escreve, estes alunos vão do
nível pré-silábico ao alfabético, o que nos levará a ter que desenvolver
atividades de intervenção diferenciadas para cada grupo de alunos.
Observei ainda
que é uma turma numerosa, não souberam interpretar os textos que leram, espero
que com todas essas dificuldades encontradas, possamos desenvolver um trabalho
significativo no processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Assim acabei
percebendo que quando Mendonças (2007: p.94) em sua obra citam (Cagliari, 1999:
82) que diz “A alfabetização gira em torno de três aspectos importantes da
linguagem: a fala, a escrita e a leitura...”, nada mais é que, o aluno só
aprende quando consegue ler e interpretar o que está lendo, para em seguida
transformar em escrita, desenvolvendo assim sua capacidade crítica e participativa.
Todo esse trabalho
de planejar e aplicar o diagnóstico estão sendo muito importantes para minha
formação acadêmica, está inserida no chão da escola, vivenciando a prática com intervenções
na alfabetização e no ensino-aprendizagem dos alunos é uma maneira de afirmar a
minha escolha como pedagoga.
Parabéns Maria, você enquanto aplica as atividades do diagnóstico já demonstra seu conhecimento prévio e reflete sobre ele, já demonstra responsabilidade e compromisso e eu fico muito feliz com isso; aliás, depois desse contato com a turma, quais são suas expectativas?
ResponderExcluirLúcia é muito bom esse seu comentário. Este contato com os alunos mim faz ter mais certeza de que estou no caminho certo, poder contribuiu com a aprendizagem dessas crianças é muito importante. Assim como ter a oportunidade de observar a prática de profissional como você.
ExcluirOlá Maria!!
ResponderExcluirComo essas dificuldades estão sendo importante para sua formação? Essa atividade foi importante? Por quê?
Oi Monik, muito boa suas perguntas.
ExcluirAs dificuldades são muitas e a cada dia que passa observando e exercendo a prática na escola através do PIBID, percebo que necessito estudar muito e muito mais, para que eu possa sair da graduação com a certeza de que eu posso fazer a diferença. Aplicar as atividades mim faz conhecer um pouco da realidade do alunos nas discussões e refletir sobre a diferença entre teoria e prática.