Após chegar à escola e na sala da professora Lúcia,
não houve nada que pudesse chamar muito minha atenção, pois a maioria dos
alunos já me conhece, não houve mudança em seus comportamentos, a única mudança
foi a cuidadora nova de Clara e 05 alunos novos, que agiram normalmente.
A professora começou sua aula trabalhando português
usando dicionários, e atividade com palavras para que eles colocassem em ordem
alfabética e procurassem seus significados nos referidos dicionários. No
segundo dia deu continuidade a mesma disciplina, trabalhando como o gênero textual
receita, com atividades de interpretação e resolução de pequenos problemas. Os
alunos sempre atentos e participativos quando a professora solicitava.
O percebi que o fato dos alunos já de conhecerem
continuam sentando em grupos, duplas ou trio. Situação que é sempre observada
pela professora que tem um ótimo domínio de sala, conhece bem seus alunos e
está atenta a qualquer eventualidade (conflitos/dilemas). Ou seja, a professora tem muito controle da
gestão da sala, pois ela está sempre à frente das atitudes dos alunos em seus comportamentos.
A aula da professora é sempre bem planejada, buscando conhecimento e
aprendizado dos alunos e o desenvolvimento de um trabalho bem feito.
Percebi também que o
planejamento das atividades da professora é de acordo com os níveis de
conhecimento e competência de seus alunos inclusive dos que tem dificuldades,
tanto motora como cognitiva, buscando também a interação dos mesmos. Sobre essa
questão, o que me chamou mais atenção foi perceber a presença de funcionários
do município fiscalizando a veracidade e permanência desses alunos na escola e
de seus cuidadores. Acredito eu que uma professora que tem uma sala de aula
pequena, quente e com de 30 alunos não conseguirá alcançar seus objetivos se
não tiver um profissional lhe dando suporte com esses alunos que tem suas
dificuldades cognitivas e motora.
Sendo assim, foi percebido que a professora
faz um trabalho muito bem planejado e tem gestão de classe, pois além de
conhecer os alunos e suas realidades sociais ela também conhece o nível em que
cada um deles está e assim desenvolve um trabalho que atinja o conhecimento de todos,
se fazendo ser entendida nas discussões e deixando que os alunos falem o que
compreenderam e onde tem dificuldades, ela está sempre observando as atitudes e
comportamentos dos alunos para evitar conflitos/dilemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário