quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Observação realizada dias 27 e 28 de março de 2017.

Após chegar à escola e na sala da professora Lúcia, não houve nada que pudesse chamar muito minha atenção, pois a maioria dos alunos já me conhece, não houve mudança em seus comportamentos, a única mudança foi a cuidadora nova de Clara e 05 alunos novos, que agiram normalmente.
A professora começou sua aula trabalhando português usando dicionários, e atividade com palavras para que eles colocassem em ordem alfabética e procurassem seus significados nos referidos dicionários. No segundo dia deu continuidade a mesma disciplina, trabalhando como o gênero textual receita, com atividades de interpretação e resolução de pequenos problemas. Os alunos sempre atentos e participativos quando a professora solicitava.
O percebi que o fato dos alunos já de conhecerem continuam sentando em grupos, duplas ou trio. Situação que é sempre observada pela professora que tem um ótimo domínio de sala, conhece bem seus alunos e está atenta a qualquer eventualidade (conflitos/dilemas).  Ou seja, a professora tem muito controle da gestão da sala, pois ela está sempre à frente das atitudes dos alunos em seus comportamentos.    
A aula da professora é sempre bem planejada, buscando conhecimento e aprendizado dos alunos e o desenvolvimento de um trabalho bem feito.
Percebi também que o planejamento das atividades da professora é de acordo com os níveis de conhecimento e competência de seus alunos inclusive dos que tem dificuldades, tanto motora como cognitiva, buscando também a interação dos mesmos. Sobre essa questão, o que me chamou mais atenção foi perceber a presença de funcionários do município fiscalizando a veracidade e permanência desses alunos na escola e de seus cuidadores. Acredito eu que uma professora que tem uma sala de aula pequena, quente e com de 30 alunos não conseguirá alcançar seus objetivos se não tiver um profissional lhe dando suporte com esses alunos que tem suas dificuldades cognitivas e motora.  

            Sendo assim, foi percebido que a professora faz um trabalho muito bem planejado e tem gestão de classe, pois além de conhecer os alunos e suas realidades sociais ela também conhece o nível em que cada um deles está e assim desenvolve um trabalho que atinja o conhecimento de todos, se fazendo ser entendida nas discussões e deixando que os alunos falem o que compreenderam e onde tem dificuldades, ela está sempre observando as atitudes e comportamentos dos alunos para evitar conflitos/dilemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário