terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Diversidade musical no Brasil

Planejar essa intervenção me fez perceber o quanto é diversificada nossa cultura musical, além das muitas particularidades que me era desconhecida. Essa pesquisa enriqueceu meu universo de conhecimentos sobre a cultural musical, seus ritmos e como surgiram. Começamos nossa pesquisa do universo musical no todo, depois afunilamos para as particularidades de cada região do Brasil, dando destaque a um único ritmo popular e ao instrumento principal utilizado nesse ritmo.
Percebi que os alunos conhecem superficialmente sobre a diversidade musical, eles não conseguem relacionar os ritmos com suas regiões de origem e nem as particularidades que cada ritmo tem, nem como surgiram. O conhecimento deles é popular, conhece o que ouvem nas rádios, TV e celulares.
Um momento que me chamou atenção foi o dia que anunciamos o ritmo que cada grupo iria apresentar e construir um instrumento utilizado nesse ritmo, à maioria dos alunos gostaram por serem ritmos conhecidos e fazer parte da rotina da maioria deles. Mas 02 alunos foram muito resistentes por conta da religião que os dois seguem, a ponto de afirmarem que a música escolhida era “oferecida ao demônio”. Fato que nos levou a interromper nosso plano para explicarmos novamente sobre a origem dos ritmos, seus significados buscando desconstruir tais preconceitos e a ideia formada que esses alunos tinham de algo que não conheciam, mas que outros lhes fizeram pensar assim.
Esse episódio me fez perceber que devemos está preparados para esse tipo dilema em sala de aula, pois são conceitos errôneos de conteúdos que são aprendidos no convívio social de forma distorcida, e cabe a nós professores desconstruir tais preconceitos que os alunos nem se dão conta que têm, pois reproduzem algo que lhes é imposto socialmente e religiosamente.

Em fim, após muita conversa e explicações sobre a origem dos ritmos, a relação deles com o clima, a culinária, imigração, com os estados, conseguimos naquele momento desconstruir aquela ideia errôneas desses alunos. Explicamos que o importante não é você gostar de todos os ritmos, mas, respeitar a cultura musical e o gosto do outro no ritmo escolhido. E a lição mais importante foi que, no final todos se divertiram e dançaram por conta própria. 

       



Nenhum comentário:

Postar um comentário