terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DIVERSIDADE CULINÁRIA NO BRASIL

Nessa intervenção o processo de planejamento foi tranquilo, pois o grupo trabalhou coletivamente, nosso tema foi “DIVERSIDADE CULINÁRIA NO BRASIL”, ao começar a pesquisar sobre o tema percebi que a culinária de nosso país é mais diversificada do que imaginava.
Para essa intervenção além da diversidade culinária, pesquisamos um pouco sobre o clima de cada região do Brasil, com objetivo de buscar uma relação dessas regiões com seus climas, além do clima encontramos relações ainda mais forte que foi com a culinária de outros países, toda essa descoberta com certeza contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e no meu também.
Trabalhei com a região Sul que é muito fria, que sofreu e ainda sofre influência muito grande de outros países em sua culinária que é muito voltada também para o clima da região. Foi muito significativo perceber que os alunos já conheciam algumas comidas das regiões trabalhadas mesmo não sabendo suas origens, pois existem culinárias de algumas regiões que são servidas em outras por conta da migração entre os estados.
 A busca por esse material informativo e a prática dessa oficina foi também muito significação, pois além de aumentar meu aprendizado foi perceber como foi prazeroso para os alunos esperar o momento da degustação de algum alimento dessas regiões.
Na aplicação da oficina tive uma preocupação maior sobre o material que preparamos se iria prender a atenção dos alunos ou não, e até que ponto está contribuindo no processo de ensino e aprendizagem delas. Outro momento que deve ser considerado foi a apresentação do material slide para os alunos por conta do tempo reduzido das aulas, e a falta de uma expansão que tinha por motivos diversos, mas, mesmo assim os alunos pararam e assistiram a aula que apresentamos no computador mesmo.

Percebi que os alunos compreenderam o que foi trabalhado dentro da superficialidade do material que levamos, pois o tempo que temos nas intervenções não dá para nos aprofundar nas temáticas, mas com certeza contribuiu no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, pois nosso objetivo é estimular a leitura, a escrita, reflexão e a discussão com os alunos para que tenham condições de apropriarem seus conhecimentos, tornando-os autônomo em suas próprias produções textuais e conhecimento de causa em suas discussões para uma maior interação social. Nessa perspectiva percebemos que a atuação do professor é estimular o aluno no processo de alfabetização através de situações concretas e significativas, para que perceba que somente pela escrita e pela leitura será possível perceber determinadas ações na vida.                   






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