Nessa intervenção o
processo de planejamento foi tranquilo, pois o grupo trabalhou coletivamente,
nosso tema foi “DIVERSIDADE CULINÁRIA NO BRASIL”, ao começar a pesquisar sobre
o tema percebi que a culinária de nosso país é mais diversificada do que
imaginava.
Para essa intervenção
além da diversidade culinária, pesquisamos um pouco sobre o clima de cada
região do Brasil, com objetivo de buscar uma relação dessas regiões com seus
climas, além do clima encontramos relações ainda mais forte que foi com a
culinária de outros países, toda essa descoberta com certeza contribuiu no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos e no meu também.
Trabalhei com a região
Sul que é muito fria, que sofreu e ainda sofre influência muito grande de
outros países em sua culinária que é muito voltada também para o clima da
região. Foi muito significativo perceber que os alunos já conheciam algumas
comidas das regiões trabalhadas mesmo não sabendo suas origens, pois existem
culinárias de algumas regiões que são servidas em outras por conta da migração
entre os estados.
A busca por esse material informativo e a
prática dessa oficina foi também muito significação, pois além de aumentar meu
aprendizado foi perceber como foi prazeroso para os alunos esperar o momento da
degustação de algum alimento dessas regiões.
Na aplicação da oficina
tive uma preocupação maior sobre o material que preparamos se iria prender a
atenção dos alunos ou não, e até que ponto está contribuindo no processo de
ensino e aprendizagem delas. Outro momento que deve ser considerado foi a
apresentação do material slide para os alunos por conta do tempo reduzido das
aulas, e a falta de uma expansão que tinha por motivos diversos, mas, mesmo assim
os alunos pararam e assistiram a aula que apresentamos no computador mesmo.
Percebi
que os alunos compreenderam o que foi trabalhado dentro da superficialidade do
material que levamos, pois o tempo que temos nas intervenções não dá para nos
aprofundar nas temáticas, mas com certeza contribuiu no
processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de suas capacidades
cognitivas, pois nosso objetivo é estimular a leitura, a escrita, reflexão e a
discussão com os alunos para que tenham condições de apropriarem seus
conhecimentos, tornando-os autônomo em suas próprias produções textuais e
conhecimento de causa em suas discussões para uma maior interação social. Nessa
perspectiva percebemos que a atuação do professor é estimular o aluno no
processo de alfabetização através de situações concretas e significativas, para
que perceba que somente pela escrita e pela leitura será possível perceber
determinadas ações na vida.
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