Na VII sétima intervenção
nos encontramos em reunião para decidirmos como trabalharíamos e qual texto usaríamos,
então a professora Lúcia nos indicou o livro “História dos bichos”, um livro
muito interessante que conseguimos planejar uma intervenção com atividades e
trabalho lúdico muito significativo.
Ao chegarmos na escola
para intervenção descobrimos que houve um imprevisto com as atividades que
ainda não estavam na escola, então decidimos por inverter a ordem da
intervenção, ao invés de aplicarmos as atividades de linguagem, interpretação e
reescrita, começamos pela parte lúdica. Assim desenvolvemos nossa aula fazendo
todo o levantamento e questionamentos sobre a temática, e começamos então a
plicar a atividade com os alunos, algo que eles adoram e sempre nós cobravam,
que era fazer uma atividade com manipulação de tintas e massa de modelar, ou
seja, construíram e pitaram mascaras referente os animais da história e depois reconstruíram
os personagens e montaram um quadro com a paisagem da história.
Esse foi um momento muito
enriquecedor para minha formação, ou seja, mesmo os alunos sendo de quarto ano
já entrando na pré-adolescência o trabalho lúdico é muito significativo, pois eles
se envolvem com muito entusiasmo, o que mim faz entender que um trabalho bem
planejado faz a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Nos últimos dias da
intervenção foi aplicada as atividades de linguagem, interpretação e reescrita,
trabalho esse que se desenvolveu com tranquilidade, os alunos conseguiram
compreender e responder ao que proposto, pelos pibideiros. Essa intervenção foi
muito importante para mim, pois, o fato está em sala de aula antes mesmo do
estágio. No último mês comecei a minha prática de estágio obrigatório e
aconteceu com muita tranquilidade, tudo ficou mais fácil e estou conseguindo desenvolvê-lo
com bastante calma. Tudo isso mim faz refletir como a relação teoria e prática
é importante para formação de um profissional.
Agradeço muito a professora
Lúcia, por nós deixar à vontade em sua sala de aula, nos dando total autonomia,
agradeço aos meus colegas com quem planejamos e decidimos qual a melhor estratégia
para aplicar as atividades de buscando sempre obter êxito, mas quando não
acontecia voltávamos a discutir e buscar nova estratégias para somar no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Agradeço também aos alunos que
sempre nos receberam com alegria, com sorrisos, abraços, mesmo os que não
estavam afim de fazer atividade um dia ou outro, agradeço, pois esses sim mim
deu subsídios para que eu fosse buscar nova formulas para vencer os desafios e
dilemas da profissão. Agradeço a todos que estão envolvidos nesse programa e
processo de minha formação.
trabalho interessante, belíssimo
ResponderExcluir