O
planejamento dessa V intervenção foi muito rica pois como sempre tivemos a contribuição
da Coordenadora e Supervisora, na escolha da temática e estratégia de trabalho que
se deu a partir do resultado do II diagnóstico aplicado na sala onde ficou
explicito as dificuldades dos alunos principalmente na escrita. Escolhemos um
tema que faz parte do nosso folclore, que foi a lenda “Curupira”, onde juntamente
com meus colegas de grupo discutimos a melhor estratégia para aplicarmos essa
temática e as atividades que construíamos, de forma que os alunos interagissem
na aula facilitando a captação dos conhecimentos na aprendizagem.
Assim decidimos por aplicarmos atividade
impressa no primeiro dia, reescrita da lenda com os alunos alfabetizados e
ditado com os alunos pré-silábicos e silábicos no segundo dia, e uma atividade lúdica
de “quis” no ultimo dia para aumentar o conhecimento dos alunos sobre o folclore,
observando assim a percepção dos mesmos sobre a temática trabalhada sem deixar
de se divertirem um pouco.
A
intervenção se deu entre os dias 26 e 28 de agosto de 2015, foi um momento
muito importante, pois os alunos estavam muito participativos e gostaram da nossa
proposta de atividades, o que facilitou muito nosso trabalho, percebi que
quando os alunos interagem a aula flui, facilitando a nossa contribuição na
aprendizagem dos mesmos, pois quando eles perguntam questionam falam sobre o
que ouviram do assunto, também nos dando a oportunidade de explicar o tema
tirando suas dúvidas, refletindo com eles sobre o tema é muito enriquecedor, e
o que fica dessa troca é o aprendizado significativo de todos inclusive o
nosso, principalmente por estarmos praticando a docência e trocando experiência
com os colegas e a professora Lúcia que conhece muito bem esses e outros momentos
da sala de aula.
Percebi
ainda que os dilemas que encontrarei na sala de aula serão muitos, porque todas
as nossas intervenções são bem planejadas com embasamento teórico, procuramos
sempre usar estratégia para aplicarmos de forma diferente da anterior, mas
quando o aluno não gosta do assunto fica difícil manter a gestão da classe, o
que não aconteceu na ultima intervenção. Fico muito feliz de termos obtido esse
êxito, que servirá para eu refleti sobre a minha prática quando terminar o curso
colocando em prática o que aprendi nessa caminhada.
Ótima reflexão Maria,
ResponderExcluirAssim como você, fico preocupada em relação as formas/dinâmicas que temos que buscar para manter os alunos empolgados e envolvidos durante as aulas, pois sabemos que nem todas as aulas agradam a todos da mesmo maneira.
Olá Maria, muito boa sua reflexão, um dos pontos que gostei foi quando você falou que apesar de um belo planejamento sempre haverá alguns dilemas a encontrar em sala de aula, e é isso mesmo, sempre vão acontecer os imprevistos. Gostei também que incluiu atividades lúdicas e também o quanto você reflete pensando na sua atuação profissional enquanto docente futuramente. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns Mary, pelo relato e registro minucioso da intervenção desenvolvida na sala do Ano 4!
ResponderExcluirPercebo que você já identifica características na turma e consegue ver o que funciona ou não com o grupo.
Gostaria que você discriminasse quais os dilemas que você tem vivenciado na sala de aula e como tem agido com vista a resolvê-los.
Oi querida! Muito bom o seu relato sobre a prática pedagógica. Você coloca que existem muitos dilemas ainda a vencer nessa caminhada. Você poderia relatar que dilemas são esses? Vamos lá...interagir e dialogar.
ResponderExcluir